Rock (R)Evolution – Parte 10

ROCK (R)EVOLUTION

EPISÓDIO 10:

O HOMEM QUE CAIU NA TERRA

Para ler ao som de: David Bowie, T-Rex, Roxy Music, Mott the Hoople, Slade, Lou Reed, Iggy & The Stooges

Poucos anos antes do sucesso estrondoso do Pink Floyd, um jovem músico havia descoberto que o mais importante não era ser um superastro, mas parecer um.

David Bowie havia chegado às alturas com seu sucesso folk de 69, "Space Oddity"

Em 1972, após alguns esporádicos singles de sucesso, David Bowie resolveu combinar sua experiência como cantor, seu talento dramático e sua já notória androginia para lançar não apenas seu novo álbum, mas também uma nova identidade – bem como um novo estilo de vida, que agitaria a Inglaterra, e, depois, o resto do mundo.

Nascia Ziggy Stardust, o astro do rock extraterrestre.

Com “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, Bowie mergulhava a juventude em glitter, purpurina e lantejoulas, e transformava o glam rock em uma febre.

Com os olhos do mundo sobre si após ter declarado publicamente sua bissexualidade em uma polêmica e bem planejada entrevista, o cantor levou sua criação para os palcos. Ziggy era um cruzamento da agressividade de Iggy Pop, que Bowie admirava, com o visual apocalíptico-futurista do filme “Laranja Mecânica”. As legiões de fãs se identificaram prontamente com a ambiguidade sexual representada pelo alienígena roqueiro, cuja turnê atravessou continentes, gastando mais do que arrecadava. No entanto, o objetivo principal fora alcançado: Bowie, até então um artista de segundo escalão, havia se recriado como um astro, e convencera o mundo todo disso.

O glamour tomava conta da cena musical, através de Roxy Music, Elton John, Mott the Hoople, Slade…

Elton John

Mott the Hoople

… e T-Rex, liderado por Marc Bolan, de quem Bowie havia “emprestado” algumas ideias sobre o glam rock.

Bowie, porém, não se limitava a receber influência dos artistas da época. Em 72, ele produziu “Transformer”, álbum solo de Lou Reed, que havia abandonado o Velvet Underground…

… e, em 1973, “Raw Power”, de Iggy and the Stooges.

Contudo, era hora de mais uma vez se reinventar. No último show da turnê de Ziggy Stardust, Bowie matou definitivamente seu alter-ego espacial…

“… não é só o último show desta turnê, mas também o último show que farei. Obrigado.” Assim Bowie aposentou seu icônico personagem.

… e abriu caminho para novas transformações.

No próximo capítulo: Rock n’ roll a noite inteira e festa todo dia!

Anúncios

Sobre marcelobeat

Provavelmente o menos geek dos blogueiros, seu computador funciona com carvão e o girar de uma manivela que faz com que o vapor circule por toda a máquina, e sua conexão de internet consiste de um cabo amarrado a uma pipa, papagaio ou pandora. Mas ele se cansou de comprar papel almaço, então resolveu ter um blog. Comprem meu livro! "O SAFÁRI DOMÉSTICO", meu primeiro romance, está à venda pela AGBOOK, no endereço http://www.agbook.com.br/book/44234--O_Safari_Domestico
Esta entrada foi publicada em Música. ligação permanente.

2 respostas a Rock (R)Evolution – Parte 10

  1. Tetão, vc não curte muito David Bowie, né? Pô, Ziggy Stardust and the Spiders from Mars é um dos melhores álbuns que já ouvi! O Bowie tá bem longe de ser só um maluco purpurinado…

    Manda vê aí nas escrituras que tá muito legal!
    Beijos

    • Q isso, Carol! Eu curto muito Bowie, e Ziggy Stardust é fenomenal!! Não só o conceito, mas as músicas, com as guitarras do Mick Ronson, os vocais do Bowie… putz! Se o texto passou essa ideia de q eu não acho o disco grande coisa, é pq, se eu fosse ficar rasgando todos os elogios q ele merece, ia precisar de mais um post sobre o cara, haha!
      Valeu!! Continue acompanhando!
      Bjos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s